Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito.
Manoel de Barros

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Homofobia e Educação: um desafio ao silêncio

Homofobia no Brasil ainda é preocupante

Apesar do avanço nas políticas públicas, Brasil tem alto indice de assassinato de homossexuais
Bernardo Monteiro Rebello - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O Brasil vem avançando muito em termos de políticas públicas de combate à homofobia. Paradoxalmente, o indice de homicídios de homossexuais no Brasil é um dos maiores do mundo. A constatação é da psicóloga Tatiana Lionço, da ONG Anis, que trabalha com a defesa dos direitos humanos. "O Brasil é um país de contrastes na questão de identidade de gêneros", diz a pesquisadora.

Mesmo com as boas iniciativas do governo e de entidades que lutam contra a homofobia, a situação ainda é preocupante. Em pesquisa anual feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), dirigido pelo pesquisador Luis Mott, a cada dois dias um homossexual é assassinado no país.

O seminário Homofobia: vamos conversar?, organizado pela UnB e pela ONG Anis, buscou esclarecer questões sobre diversidade sexual. Especialistas de diversas áreas palestraram e responderam a perguntas da plateia.

PROTEÇÃO - Um dos pontos de destaque das palestras foram as políticas publicas e as iniciativas internacionais brasileiras para combater a homofobia. “O Brasil tem um nível de proteção formal aos homossexuais bom”, diz Tatiana Lionço. No campo das reivindicações, a pesquisadora acredita que existe uma necessidade de criação de uma lei especifica que verse sobre o preconceito contra homossexuais.

No ultimo dia do evento, que aconteceu em agosto, foi lançado o livro “Homofobia e educação, um desafio ao silêncio”. Fruto de uma pesquisa realizada pelas especialistas Tatiana Lionço e Débora Diniz, a obra é o resultado de uma analise feita em livros didáticos para jovens e crianças. Para as pesquisadoras, existe um silêncio sobre a diversidade sexual no material didático dos estudantes.

LetrasLivres - O livro Homofobia e Educação: um desafio ao silêncio, está disponível em PDF no endereço abaixo, também pode ser solicitado em papel, basta enviar o valor da postagem.

Foto do livro: Homofobia e Educação: um desafio ao silêncio
Título: Homofobia e Educação: um desafio ao silêncio
Autor: Tatiana Lionço e Debora Diniz [Orgs.]
Editora: LetrasLivres e EdUnB
ISBN: 978-85-98070-23-0
Páginas: 196
Encadernação: Brochura
Preço: Doação
Descrição:
"A violência homofóbica ocorre frequentemente diante de uma população indiferente e insensível ao problema. Diariamente nos chega a informação de inúmeras lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais vivendo com medo de sofrer agressões decorrentes de sua orientação sexual. Cada insulto proferido lembra a todos da existência de uma ordem sexual vigente e sua hierarquia. A primeira tarefa pedagógica seria questionar a ordem heterossexista e tornar evidente que a hierarquia de sexualidades é tão insustentável quanto a de raças ou de sexos."

Daniel Borrillo - Universidade de Paris X
http://www.anis.org.br/letras_livres/capas/homofobia_e_educacao_introducao.pdf

fonte: http://novoportal.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=2138

Nenhum comentário:

Postar um comentário