Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito.
Manoel de Barros

sábado, 8 de agosto de 2009

Direitos Sexuais, Direito à diversidade



Estamos chegando ao final (ou seria o início?) do nosso módulo sobre diversidade, do curso Gênero e Diversidade na Escola - NIPAM/UFPB, do qual faço parte como tutora. Este tema permeia muitas questões que afetam a vida e o desempenho escolar de meninos e meninas. Na adolescência vivemos muitos conflitos e mudanças físicas, as primeiras experiências e desejos partilhados. E o mundo, norteado pelo reducionismo da heteronormatividade, pune severamente aqueles que expressam, sentem, desejam e manifestam a homoafetividade. Este vídeo, além de ser belo, com a musicalidade incrível desta banda da Islândia - o Sigur Ros, nos ajuda a pensar em todos os modelos de masculinidade, de controle, de repressão do afeto. Também coloca a questão da religiosidade, como uma expressão cultural muito arraigada e disciplinadora. Vamos assistir? Veja, sinta, pense. O que podemos fazer para respeitar todas as formas de sexualidade e afeto? E o que isto tem a ver com a educação? Vamos refletir?
Com vocês: Sigur Ros.



Um comentário:

  1. certamente se eu apresentasse este video chamaria muito a atencao dos meus alunospara a tematica.tive um caso de um aluno da eja a noite q saio da escola por causa das famosas piadinhas dos colegas que "mexiam"com ele no onibus que os levavam para a escola.quando crianca o pai o vestia "como homem"gritava com o garoto enfim nao esta sendo nada facil p ele.nao o vejo mais por que saiu da escola e foi morar em outra localidade.quando a familia nao entende ficam tao dificl para os homo.o apoio este momento da familia seria primordial porem o pai nao quer nem saber .e ah de quem dizer que o filho dele e gay.

    ResponderExcluir